December 1, 2009

Traficantes utilizam via turística

DOS ENVIADOS ESPECIAIS A CORUMBÁ (MS)


Os 120 km de terra da turística estrada Parque, que atravessa o Pantanal sul-matogrossense, são uma rota alternativa segura para os traficantes de drogas e armas que ingressam no Brasil a partir da fronteira com a Bolívia.

Com o piso ainda em bom estado, embora a temporada de chuvas já tenha começado, a estrada dá acesso às grandes fazendas pantaneiras e aos hotéis rurais que exploram as atrações oferecidas pelas planícies alagadas.

O motivo da preferência do tráfico pela rota turística é a absoluta falta de policiamento e vigilância. Recentemente, chamou a atenção dos policiais o aumento da frequência de caminhões.

"É uma estrada exclusivamente para o turismo, não há razão para caminhões de mercadorias passarem por ela. O que fazem os caminhões ali? Não é comum. Tem alguma coisa errada nisso", afirmou o delegado Hausner Helmut Voss, diretor-regional da Polícia Civil em Corumbá.

Como a falta de policiamento, a imensidão ajuda o tráfico. A estrada começa e termina na BR-262, em pontos diferentes, fazendo uma espécie de arco.

Os caminhões com armas e drogas não precisam nem deixar a estrada com o carregamento. Basta seguir para alguma propriedade, onde aviões de pequeno porte e helicópteros decolam sem qualquer vigilância, em direção aos centros urbanos da região Sudeste.

SERGIO TORRES
JOEL SILVA

ENVIADOS ESPECIAIS A PUERTO SUÁREZ (BOLÍVIA) E CORUMBÁ (MS)

Folha, 22 de novembro de 2009

 

No comments: