December 16, 2009

Choque de ordem: uma fórmula antipática e ineficaz

A idéia de que a ordem social se transforma a partir de uma atitude de impacto não se comprova na prática.

A prática demonstra que choques de ordem funcionam no momento em que são aplicados mas não implicam em melhorias continuadas da ordem. Essas só ocorrem com projetos de longa duração, com investimentos de fluxo contínuo, com a constante presença do Estado junto à comunidade sob a forma de boas instalações e de funcionários bem formados.

Todas essas medidas que vemos anunciadas nos jornais com estardalhaço, algumas ridículas como o recolhimento dos brinquedos em algumas praças, outras atacando apenas os setores menos capazes de opor resistência, como os vendedores ambulantes; ou destruindo instalações de bares de alguns desapadrinhados, visam apenas a publicidade e o voto dos desavisados. E são desmoralizadas, por exemplo, pela volta dos moradores de rua aos mesmos lugares no dia seguinte. Sinal de que essa não é a solução para o problema da população de rua. É preciso achar uma outra política.

Não é assim que o Rio vai mudar para melhor.

Esse progresso só será alcançado a partir de um planejamento consciencioso e articulado das políticas públicas de longo prazo que contemplem as questões urbanas em seu conjunto: transportes, circulação, iluminação pública, limpeza das ruas, escoamento das águas, segurança e, é claro, saúde e educação.

Sem esquecer o planejamento ordenado do crescimento da cidade e, este é um problema que, no momento, diz respeito à expansão especulativa que se volta para a Zona Oeste e que pretende se beneficiar dos recursos públicos destinados às Olimpiadas de 2016.

- Isabel Lustosa


No comments: