July 30, 2009

Filme acompanha baile misto nos EUA

Documentário da HBO retrata preconceito racial a partir de formatura de negros e brancos no Mississipi

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

No ano em que os EUA elegeram o primeiro presidente negro da história do país, uma escola de segundo grau de uma pequena cidade do Mississipi se prepara para ter o primeiro baile de formatura reunindo alunos brancos e negros. Essa é a história do documentário "Prom Night in Mississippi" (baile de formatura no Mississipi, em tradução livre), que estreou neste mês na HBO americana, após exibição em Sundance -ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Desde 1954, a Suprema Corte determinou a integração entre brancos e negros em salas de aula. Na escola secundária de Charleston, município com menos de 3.000 habitantes, os negros só passaram a fazer parte dos alunos em 1970.

Até o ano passado, eles não tinham direito de participar do baile de formatura com os brancos, apesar de representarem 70% dos alunos. Na prática, a escola tinha dois bailes de formatura, um de brancos e outro de negros, cada um com seus respectivos reis e rainhas.
Morador de Charleston, o ator Morgan Freeman, de filmes como "Um Sonho de Liberdade", decidiu intervir. Em 1997, se ofereceu para pagar pela formatura desde que os alunos aceitassem ter um baile integrado. A oferta foi recusada.

No ano passado, ele voltou a apresentar a proposta. Os preparativos para a festa são a base do filme, que acompanha as tensões, esperanças e receios dos formandos e dos pais. Muitos se dividem entre atender a orientação dos pais e o receio de serem hostilizados pela comunidade branca da região.

Questionada sobre relações interraciais, por exemplo, uma aluna branca afirma: "Fui criada para só namorar com a minha própria raça, não quero decepcionar minha família". Outra relata ter sido descartada em entrevistas de emprego por andar com brancos e negros.

Charleston é uma cidade pobre. Mais de 34% da população vive abaixo da linha de pobreza, mas, de acordo com o documentário, é um lugar apegado a tradições. Na ida para o baile, os estudantes aguardam na frente de casas simples a chegada de uma limusine para levá-los à festa. O "apego às tradições" foi a justificativa empregada por parte dos pais de alunos brancos que resolveram manter um pequeno baile em separado. Eles evitam a palavra racismo.
Segundo o diretor canadense Paul Saltzman, Charleston parece uma cidade perdida no tempo. "O curioso é que o baile integrado transcorreu tranquilamente, enquanto no baile dos brancos dois garotos se envolveram numa briga", disse.

Ainda é cedo para dizer se a integração é para valer. Neste ano, um novo baile misto foi realizado, mas um grupo de pais de alunos brancos insistiu em fazer festa em separado.

Folha, 26 de julho de 2009

No comments: