June 9, 2017

Brasil está mais para 'Walking Dead' que 'House of Cards',



ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA
FOLHA DE SÃO PAULO


foto Ricardo Borges


Em manifestação nas redes sociais, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato, disse neste sábado (20) que o Brasil vive "uma história de horror" após as revelações de corrupção por executivos delatores da JBS.

Para ele, que defendeu punição de todos os envolvidos em ilegalidades, o Brasil está "mais para The Walking Dead" do que House of Cards —numa referência a duas séries de TV, a primeira sobre zumbis e a segunda sobre a política americana, cujo enredo vem sendo comparado à crise política nacional.

"[É] um país de zumbis morais", afirmou, em nota no Facebook, em que diz se posicionar "como cidadão".

Para ele, as gravações do presidente Michel Temer (PMDB) feitas pelo delator Joesley Batista são "estarrecedoras", e não há "relativismo moral" nem justificativa econômica que explique a conversa.

"Nem me venham dizer que devemos tapar o nariz para isso, na esperança de uma volta à normalidade do sistema econômico", escreveu. "As motivações econômicas não podem justificar que esses cadáveres insepultos continuem entre nós."

Lima afirma que, nas escutas, estão "explicitadas as bases de tudo o que de errado, podre e vil a Operação Lava Jato tem tentado mostrar".

Ele ainda critica a "cegueira ética intencional" daqueles que aplaudiram a Lava Jato quando revelou "a podridão dos governos do PT" e, agora, "desejam fechar os olhos" às suspeitas contra políticos do PSDB e PMDB.

No comments: