November 2, 2008

Sandro Lobo e sua barba em carreira solo (ou duo)

Editora investe em HQs brasileiras

A nova Barba Negra, comandada por ex-profissionais da Desiderata, estréia com autores como Allan Sieber e Rafael Sica

Donos Odyr Bernardi e Sandro Lobo investem na expansão do mercado e dizem que quadrinhos "têm de ser tratados como qualquer livro"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

"As editoras estão percebendo que o mercado brasileiro de HQs está crescendo, mas não sabem o que fazer com ele." A análise é de uma figura abalizada, Odyr Bernardi, ex-diretor de arte da Desiderata.

Confiante em sua capacidade de explorar esse crescimento ao lado de Sandro Lobo, seu parceiro nas HQs da Desiderata (em que lançaram álbuns como "Irmãos Grimm em Quadrinhos"), ele montou sua própria editora, a Barba Negra.

Ainda em seus primeiros passos, a editora já definiu seus álbuns de estréia, que saem ainda este ano: "Era Quase Tudo Verdade" reúne histórias de Allan Sieber (cartunista da Folha) publicadas em revistas como a "Sexy" e a "Trip".

Desenho de Rafael Sica em 'Ordinário', uma das HQs que marcam a estréia da Barba Negra
Desenho de Rafael Sica em 'Ordinário', uma
das HQs que marcam a estréia da Barba Negra


Já "Ordinário", de Rafael Sica (que desenhava para o Folhateen), coleta as tiras que o gaúcho publica em seu blog, rafaelsica.zip.net.

"O Allan [Sieber] é um autor com quem a gente já vinha trabalhando, já editamos dois livros dele. E o Sica é o desenhista de quadrinhos que faz as tiras mais geniais do momento, tem um trabalho pessoal muito interessante", diz Lobo.

Tendo os contatos de gráficas e distribuidoras, ele e Odyr investiram dinheiro próprio para lançar o negócio, mas estão "negociando uma parceria com uma grande editora".

"Editar quadrinhos não era uma coisa profissional, era um mercado muito renegado. Mas hoje em dia é tratado com profissionalismo, as editoras perceberam o valor das HQs, que elas têm de ser tratadas como qualquer livro", diz Lobo.


(Folha Ilustrada, 27/10/2008)


VOLTAR PARA O BLOG0NEWS

No comments: