FERNANDO DE BARROS E SILVA 
 SÃO PAULO - Com a palavra, o  apresentador do "Fantástico": "A  polêmica acabou em samba. Lembra da Geisy, aquela do vestidinho  rosa que provocou um rebuliço numa universidade em São Paulo? Ela  está de volta, modificada, revista e  ampliada". Assim começava a reportagem do dominical da Globo  sobre a lipoescultura a que se submeteu a estudante Geisy Arruda.  Tratava-se de mostrar em primeira  mão o "novo visual" que a musa acidental da Uniban iria exibir durante os festejos momescos.
"Samba, vestidinho rosa, rebuliço" -as expressões engraçadinhas  do locutor dão o tom acafajestado  do suflê destinado a entreter os lares no final do domingão.
Uma das coisas que mais chamam a atenção no caso Geisy é a  conversão do trauma em oportunidade, da humilhação em dinheiro,  da selvageria em diversão de massa.  A passagem entre uma coisa e outra  se deu de maneira instantânea, sem  que houvesse tempo para a elaboração do luto ou preocupação em refletir sobre o que aconteceu.
Depois de dizer que cinco litros  de gordura foram pelo ralo, que "a  barriga virou bumbum" e que Geisy  ganhou quase meio litro de silicone  em cada peito, o repórter pergunta:  "Será que uma lourona dessas passa  despercebida nas ruas?"
Vemos então miss Uniban desfilar pelos bares, entre marmanjos  ouriçados a emitir sons de aprovação e correr para clicar a "nova  Geisy" com os celulares. A cena  lembra a turba em fúria nos corredores da universidade.
Aquilo que a escola prometia como perspectiva remota (uma vida  melhor com o canudo na mão),  Geisy alcançou num estalo, não pelo que aprendeu, mas como vítima  da estupidez e da atrocidade do ambiente de ensino que frequentava.
Talvez ainda exista a tentação de  criticar o deslumbramento da garota com sua fama descartável. Mas  por quê? Ela não é mais vulgar do  que as apelações da mídia a seu respeito. Ela não é mais frívola do que  o jornalismo de celebridades e seus  espectadores.
Folha, 15 de fevereiro de 2009
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