October 16, 2017

Gafieira Estudantina fecha as portas devido a uma dívida de R$ 785 mil

A Estudantina, berço da dança de salão, desde 1928, se despede da noite Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

por Leonardo Ribeiro
16/10/2017 4:30 / 0 GLOBO

foto Custódio Coimbra

A Gafieira Estudantina Musical, tradicional casa de dança de salão e patrimônio cultural da cidade, cumprirá uma ordem de despejo e fechará as portas hoje. A decisão é da 28ª Vara Cível do Rio, que determinou a desocupação do imóvel na Praça Tiradentes, onde a gafieira funciona desde 1932, devido a aluguéis atrasados.

— Ultimamente, a casa não estava faturando nem o dinheiro para a orquestra. Ficamos no vermelho durante mais de dois anos. Trabalhamos com um público da terceira idade, e a crise e a violência influenciam, fazendo com que as pessoas não saiam de casa — diz o diretor artístico, Paulinho da Estudantina.

Acervo O GLOBO: Febre da dança contaminou os cariocas em clubes, gafieiras e cabarés

Segundo ele, a dívida da Estudantina é de R$ 785 mil. Desde maio de 2005, a Ordem Terceira do Carmo, dona do sobrado onde funciona a gafieira, luta na Justiça pelo pagamento dos aluguéis. A ordem de despejo deveria ter sido cumprida em meados de setembro, mas os donos da casa conseguiram estender o prazo para a gravação do último capítulo da novela “A força do querer”, sexta-feira passada.

Ontem, foi dia de empacotar o que restava. Nenhum aviso foi deixado para o público. Paulinho espera que a situação se reverta logo e conta com o apoio da população.

— Este patrimônio da cidade não pode desaparecer. O que está acontecendo é um fracasso da noite carioca — considera Paulinho, que vai tentar uma audiência com o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, para tentar reverter a situação.

Antes de chegar à Praça Tiradentes, a Estudantina teve outros dois endereços. A casa abriu em 1928 na Rua Paissandu, no Flamengo. A iniciativa foi de dois jovens amigos que queriam divulgar a dança de salão. Como eles eram estudantes de direito, decidiram chamar a casa de Estudantina. Um ano depois, a gafieira mudou para a Praça José de Alencar, também no Flamengo.
 

No comments: