Guilherme Amado
Lula, aos 73 anos, está apaixonado. A notícia, inconfidência cometida pelo ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira em uma postagem no Facebook no sábado 18 de maio, após uma visita que o ex-ministro fez à cela da Polícia Federal, correu o mundo. “Lula está enamorado y si sale de prisión se casará”, noticiou o jornal argentino Clarín . “Lula ‘in love’”, escreveu o canal de notícias internacional France 24. “Lula, ‘amoureux’, veut se remarier s’il sort de prison”, publicou o francês Libération . No entorno de Lula, nada disso era novidade. A socióloga Rosângela da Silva já é uma figura conhecida do petismo desde antes da prisão do ex-presidente e mais ainda depois disso, quando Janja, como é conhecida, passou a fazer a triagem de quem visita ou não o namorado na cadeia (leia atualização ao fim desta reportagem) .Amigos do PT não sabem dizer ao certo quando eles se conheceram, mas arriscam que foi quando Lula, então presidente, passou por Itaipu. Rosângela se tornou funcionária na hidrelétrica num período em que os petistas do Paraná dominavam a estatal. Jorge Samek, amigo antigo de Lula, era o presidente de Itaipu. A diretoria financeira era ocupada por Gleisi Hoffmann, ex-senadora, deputada federal e hoje presidente nacional do PT. Segundo a estatal, não há comissionados por lá. “Não existe nomeação de empregados em Itaipu. Todos os empregados são contratados em regime de trabalho da Consolidação das Leis de Trabalho ( CLT ). Apenas diretores e conselheiros são nomeados por decreto, atendendo prerrogativa da Presidência da República”, disse nota enviada a ÉPOCA
Lula e Janja se reaproximaram no começo de 2018, quando ele a reencontrou nas caravanas que fez pela Região Sul, nas semanas que antecederam sua prisão, em abril daquele ano. Ela o visita com frequência. Os encontros normalmente são nas quintas-feiras, quando Lula pode receber até duas visitas. Rosângela costuma vê-lo no fim da tarde, depois que a família dele vai embora. As conversas entre os dois duram cerca de uma hora. Não há visitas íntimas, contra o que Lula volta e meia protesta.
O ex-presidente tem usado uma aliança na mão direita, presente de Janja, num dia em que perguntou a ele se o relacionamento dos dois era sério. Diante da confirmação de Lula, ela foi implacável: “Então usa isso”. A paixão foi aos poucos se tornando mais e mais conhecida pelos amigos. Janja vai toda semana ao acampamento Marisa Letícia, que funciona em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, do qual é uma das líderes. Grava vídeos dos apoiadores de Lula para o YouTube e se tornou uma voz de peso na comunicação do ex-presidente.
No fim de maio de 2018, quando Lula terminava seu segundo mês encarcerado, ela filmou militantes do MST varrendo o local, tarde da noite. “Para aqueles que falam que é um bando de desocupados, eles têm uma organização muito bonita de ver”, disse Janja no vídeo, em tom orgulhoso. A socióloga se empolgou ao descrever o trabalho de limpeza: “É de fato uma política social, uma política de inclusão”.
Quando o petista completou um ano preso, no mês passado, o PT montou um palco na frente da Superintendência da PF em Curitiba. Em um microfone, estava Lurian, filha de Lula. A música era “Apesar de você”. Em outro microfone, uma militante pediu: “Vem, Janja!”, ao que Rosângela se empolgou, cantou e dançou, sorridente. “Água nova brotando e a gente se amando sem parar!” A militância foi ao delírio.
Os filhos de Lula com Marisa não reagiram muito bem quando souberam do namoro. Ainda não aprovaram totalmente a relação do pai. No Facebook, Janja só é amiga de Bia Lula, neta de Lula, filha de Lurian Cordeiro Lula da Silva, a primeira filha do ex-presidente.
Amigos de Lula acham que, ao delegar a Janja a triagem de quem deve ou não visitá-lo, ele encontrou uma forma educada de só receber quem quer. Em vez de ele mesmo vetar alguém, faz parecer que foi decisão dela.
Embora os mais próximos a ele não tenham gostado da inconfidência cometida por Bresser-Pereira, há quem ache que foi um gesto calculado de Lula, que quis fazer um carinho público na namorada, ao falar nos planos de se casar. Há um mês, quando deu entrevista para o El País e para a Folha de S.Paulo , Lula já havia falado no que seria seu maior sonho. “Vocês acham que eu não gostaria de estar em casa? Adoraria estar em casa com minha mulher, adoraria estar em casa com meus filhos.”
A amizade de Lula e Janja era tratada publicamente por ela há anos. Em 2008, no comentário a uma reportagem, ela se referiu a ele de maneira carinhosa. “Como funcionária pública binacional, sei da importância que Gleisi tem para nós, mulheres. Sei o que ela fez em Itaipu, sou testemunha, e sei que meu dileto amigo Lula sabe também”, afirmou, em defesa de Gleisi Hoffmann.
Petistas não sabem dizer se Janja é viúva, a exemplo de Lula, ou se foi casada. Ela não respondeu ao pedido de entrevista feito por ÉPOCA. Em um trabalho que a socióloga fez para a Escola Superior de Guerra, em 2011, sobre as relações de gênero nas instituições de defesa e segurança nacional, a dedicatória foi para um namorado.
“Ao meu namorado, que apoiou e incentivou a minha vinda para o Rio de Janeiro, mesmo sabendo das dificuldades da distância que, felizmente, não atrapalhou. Só nos fortaleceu”, escreveu, sem identificá-lo.
O namoro com Lula ficará um pouco mais difícil. Segundo Itaipu, Janja está entre os 150 servidores lotados na capital paranaense que, com o fim do escritório de Curitiba, serão transferidos para Foz do Iguaçu, sede da binacional. Mais do que nunca, a lua terá um papel importante no romance dos dois petistas. Recentemente, Janja confidenciou a uma amiga que é por meio da lua que os dois, um preso e a outra livre, namoram todas as noites.
Com Eduardo Barretto e Sérgio Roxo
No comments:
Post a Comment