June 1, 2017

Vida pior nos EUA


Orçamento proposto despreza necessidades da maioria da população
Marcello Averbug, O Globo
 Morador de rua (homeless), New York, NY (Foto: Andrew Savulich / New York Daily News)
Observando o comportamento de Donald Trump na Casa Branca, torna-se impossível evitar apreensões quanto ao risco de ocorrer um retrocesso da qualidade de vida nos Estados Unidos.
Para ilustrar essa sentimento, abordarei dois exemplos de medidas adotadas pelo presidente: as propostas orçamentária e de reforma tributária.

O Orçamento proposto para o próximo ano fiscal reflete desprezo pelas necessidades da maioria da população e pelos avanços científicos. Em sua essência, estabelece cortes de recursos em todas as atividades intrínsecas ao progresso social, econômico e ambiental, ao mesmo tempo em que amplia em 9% os gastos militares.

Bastante preocupante é o fato de o Ministério da Saúde receber o menor valor em 20 anos, 18% inferior à dotação anterior. Essa queda afetará o National Institutes of Health, a mais importante instituição de pesquisa biomédica do país. Enfraquece o Community Services Block Grant, destinado a diminuir a pobreza, e o Fogarty International Center, dedicado a formar parcerias entre instituições de pesquisa em saúde americanas e de outros países.

Em educação, o declínio chega a 14%, atingindo inclusive programas de ajuda ao ensino para famílias de baixa renda.

O prestigioso EPA, organismo responsável pela preservação do meio ambiente, foi vitimado em 31%. No caso do Ministério do Transporte, a redução alcança a 13%, afetando os já deficientes sistemas ferroviário e portuário, o controle da segurança dos voos comerciais e inúmeros projetos.

Encolhimento de 21% foi sugerido para o Ministério de Agricultura, resultando em danos a atividades como pesquisa, controle da segurança de alimentos, desenvolvimento rural, ajuda alimentar internacional e sistema florestal.

No Ministério de Comércio, alvo do abate de 15,7%, será abolida a agência que estimula investimentos em regiões mais pobres, e perdas serão sofridas na pesquisa em clima e oceano e outros serviços relevantes.

O aparente modesto declínio de 5,6% no Ministério de Energia encobre o fato de a Agência de Segurança Nuclear ser contemplada com o incremento de 11,3%, enquanto o resto do ministério sofre retrocesso de 17,9%, abrangendo danos em pesquisa científica e na área ecológica.

Em princípio, até poderia haver mérito nessa suposta austeridade fiscal, tendo em vista a meta de diminuir o déficit público. Porém, o corte de gastos encontra-se conjugado ao projeto de reforma tributária, visando drástica diminuição de imposto sobre famílias de maior renda e empresas, sob o argumento de que esse é o caminho para estimular investimentos privados e, por consequência, a arrecadação. No entanto, a experiência histórica demonstra a inconsistência desse argumento.

Se os propósitos de Donald Trump forem alcançados, a concentração social de renda e a precariedade ambiental serão acentuadas, além de o país torna-se mais vulnerável à instabilidade econômica.
 
 

No comments: