March 14, 2016

As vaias a Aecio e o efeito Lacerda

Daniela Name
AS VAIAS PARA AÉCIO
E O "EFEITO LACERDA"
Não quero Aécio expulso das ruas. Também não desejo isso para Marta ou Alckmin, embora minhas fraquezas sintam algum prazer em ver isso acontecendo com uma oportunista do tamanho desta senhora e com um espancador de estudantes e favelados. Dito isso, respiro fundo e repito: não quero Aécio, Alckmin e Marta expulsos das ruas. O Brasil que eu desejo não é excludente.
O que vimos ontem talvez se aproxime de um "Efeito Lacerda"*. Carlos Lacerda e sua UDN planejaram um golpe a Getulio Vargas em 1953/1954, o acusando de um "mar de lama".  O presidente, como sabemos, cometeu suicídio e adiou por 10 anos uma virada de mesa.
Em 1963-1964, Lacerda voltou à carga, contando com o apoio da imprensa para desestruturar o governo de João Goulart. Insuflou a população insatisfeita e preocupada com a "ameaça comunista", que marchou pela família, com Deus pela liberdade. O título da Marcha soa ingênuo quando pensamos no que aconteceu depois, já que Lacerda também atiçou os grupos de extrema direita e as Forças Armadas. Deu no que deu: no dia 1 de abril daquele ano, perdíamos o país para uma
ditadura que durou duas décadas.
Mas Lacerda ficou de fora do poder. Criou o golpe, mas não usufruiu direta e fartamente de seus resultados. Mais tarde, chegou a ser fichado e perseguido pelo Dops e pelo DOI-COIDI, organismos de investigação e repressão dos militares - os mesmos que prenderam Lula como grevista no ABC e torturaram Dilma.
Não vivi este período, mas o estudei a fundo e minha família e seus amigos foram afetados por prisões e pela tortura. Tenho pensado, com muita tristeza, que os cardeais do PSDB e do PMDB podem experimentar um "Efeito Lacerda". Ontem as vaias para Aécio, Alckmin e Marta aconteceram simultâneas à ovação de Bolsonaro - devo lembrar que ele é do Exército? - e o aplauso para lideranças evangélicas ultraconservadoras.
Temo que esta direita tucana e peemedebista que vestiu a fantasia dos anti-corruptos - apoiada pela FIESP e pelos meios de comunicação -tenha alimentado grupos mais extremos. Chego a antever um estado fechado unindo a força ao fanatismo bíblico.
Acordei há pouco, depois de enfrentar e perder uma batalha contra a insônia nesta madrugada. Se o pior acontecer, fico me perguntando qual será a reação de meus amigos e conhecidos que apoiaram a desarticulação do governo Dilma e chegaram a ir às ruas lado a lado com os grupos que pediram a ditadura.
Vocês vão dormir em paz, queridos e queridas?

No comments: