Se, em 2010, apesar do apelo popular,
Neymar
ficou de fora da lista de Dunga e, em 2014, o craque sofreu no Mundial
do Brasil a mais grave contusão da sua carreira que quase lhe tirou os
movimentos das pernas, a
Copa da Rússia ficará marcada como aquela em que o atacante fracassou na tentativa de levar o
Brasil
ao título e ainda acabou como principal alvo de críticas da imprensa
internacional e até de jogadores e técnicos por exagerar nas expressões
de dor a cada falta sofrida. Nas redes sociais, Neymar virou motivo de
chacota e, ridicularizado, gerou memes que debocham da sua performance
nos gramados russos.
Com a imagem arranhada, o desafio do craque agora é tentar mudar a percepção que o público tem de si. O
Estado
apurou que o pai e empresário do jogador vai se reunir nos próximos
dias com seus assessores mais próximos para buscar alternativas e ações
com o objetivo de melhorar a imagem do filho.
Desde a derrota para a
Bélgica,
o atacante do Paris Saint-Germain tem optado pela reclusão. Ficou
decidido juntamente com o seu estafe que a próxima aparição pública do
craque deve ser apenas em um leilão beneficente, quinta-feira, como
parte da estratégia de tentar apagar a imagem narcisista que Neymar
passou durante a Copa. Depois, vai promover um campeonato entre jovens
na sede do seu instituto, na Praia Grande.
O público infantil, por sinal, é um nicho importante a
ser explorado, de acordo com especialistas ouvidos pela reportagem.
Após o jogo diante do México, pelas oitavas de final, o técnico Juan
Carlos Osorio falou, sem citar nominalmente Neymar, que ele não era “um
exemplo para o futebol e para as crianças que veem o futebol”.
“É mostrar justamente o contrário, que ele é, sim,
uma influência positiva para as crianças, que se preocupa com a
formação. O instituto dele é uma boa ferramenta para isso”, explica
Mauro Corrêa, sócio-diretor da CSM Golden Goal, empresa de gestão
esportiva. “Mais do que ser honesto, é preciso parecer honesto. Mais do
que ser uma boa influência, é necessário demonstrar isso.”
O problema, alegam especialistas, é que mesmo ações
corretas do camisa 10 do ponto de vista estratégico acabam se voltando
contra ele neste momento. De acordo com a consultora de mídias digitais
Soraia Lima Herrador, que também coordena a Pós-graduação em
Planejamento Estratégico e Concepção de Branded Content no Senac, o
silêncio do jogador foi acertado. “Ele fez certo. Perdeu, se resguardou.
Está preservando a imagem dele. Colocou seu ponto de vista, disse que
estava triste e ponto”, analisa.
Na França, a aposta é de que Neymar conseguirá dar a
volta por cima com boas atuações no PSG. “Estrelas como Beckham e Zidane
também tiveram problemas em outras Copas que prejudicam suas imagens em
uma visão de curto prazo, mas não em uma perspectiva de longo prazo. Se
Neymar for bem em campo, o que é provável que aconteça no Campeonato
Francês, ele vai superar tudo isso”, analisa Jean-Philippe Danglade,
professor de marketing esportivo da Kedge Business School.
Três perguntas para Washington Olivetto, publicitário
1. Neymar saiu desta Copa do Mundo um patamar abaixo do que entrou em relação à sua imagem?
O Neymar faz parte de uma geração de jogadores de
futebol que apelidei, anos atrás, de ‘futpopbolistas’, uma mistura de
jogador de futebol com artista pop. O primeiro que simbolizou isso
fortemente foi o David Beckham. E o Neymar faz muito parte dessa
cultura. Acho que ele sai com uma imagem enfraquecida, sim, por alguns
fatores que são até curiosos. Houve um primeiro um erro mercadológico
dele ou de quem o assessorou no episódio da estreia da Copa do Mundo. O
grande fato ali era a recuperação física dele, que voltava de uma
contusão, mas aquele cabelo diferenciado acabou chamando mais a atenção.
Outra coisa que não foi favorável: exacerbar nas reações às faltas
sofridas. Esses dois componentes começaram a prejudicá-lo já no início
da Copa do Mundo. É claro que, se o Brasil tivesse vencido e ele
continuasse até a final, tudo isso seria jogado para um segundo plano.
2. Isso interfere de alguma
forma na inserção dele no mercado publicitário? Alguma marca deixaria de
procurar um jogador como ele em virtude da crise extracampo?
Como ele tem enorme talento, pode se recuperar. Mas,
que nesse momento a imagem foi prejudicada, não há dúvida. Existe outra
coisa para a gente pensar. Essa Copa está valorizando – e talvez isso
esteja acontecendo porque acabou exaurindo essa questão da imagem do
jogador, por mais talentoso que seja, estar muito atrelada ao fator
mercadológico – talentos igualmente brilhantes, mas mais discretos. É o
caso do Modric, por exemplo, do Hazard e do Mbappé. Talvez, até no
futebol mundial, o maior fenômeno de equilíbrio disso seja o Cristiano
Ronaldo, que equilibra muito bem o talento futebolístico com o talento
mercadológico.
3. O que você sugeriria ao Neymar para reverter esse quadro?
Pela dimensão dele, e principalmente no Brasil, o
Neymar é um fenômeno da mídia aberta, da grande mídia. Então, tanto no
momento favorável quanto no desfavorável, é preciso ter preocupação em
estar presente na grande mídia e, obviamente, nas mídias sociais. Ele
errou em priorizar a grande mídia nos momentos de sucesso e, na
dificuldade, ter optado pela mídia social. Tenho impressão de que, nesse
momento, ele também cometeu alguns erros de comunicação. O produto tem
de ser sempre mais importante do que a sua publicidade. E teve um
momento em que se valorizou mais a publicidade do que o produto. O
Neymar tem tudo para reverter, pois é um jogador que tem o talento
natural. Ele precisa focar exatamente nisso, no trabalho e nas atenções
como jogador. É o que vai recuperar a imagem dele como negócio.
Cristiano melhorou na base da ‘porrada’
Cinco prêmios de melhor do mundo, cinco títulos da Liga dos Campeões e uma vasta coleção de troféus. Hoje,
Cristiano Ronaldo
é reconhecido apenas por sua performance fora de série. Porém, num
passado nem tão distante assim, ele experimentou algo semelhante ao que
se passa com Neymar: o talento incomum era, muitas vezes, ofuscado pela
fama de cai-cai.
A mudança do Sporting de Lisboa para o Manchester
United, onde jogou de 2003 a 2009, lhe rendeu prestígio, dinheiro e uma
enxurrada de críticas da mídia, dos torcedores e dos jogadores do
Campeonato Inglês, que o acusavam de simular faltas e tentar ludibriar a
arbitragem – por lá, o gesto é chamado de “diving” (“mergulho”). Não
raro, CR7 recebia vaias quando pegava na bola durante os jogos.
A mania irritava os próprios companheiros de equipe.
Em um documentário, Phil Neville, ex-atleta do United, contou que o
primeiro ano, especialmente, foi de “aprendizado” para o português. A
técnica? Pancada. “Nos treinos, tínhamos o (Roy) Keane, o (Nicky) Butt e
o (Paul) Scholes, e sempre que ele pegava a bola, eles o chutavam
repetidamente. Não apenas uma vez. Chutavam-no todo dia, toda semana, a
temporada toda”, contou Neville. Tudo incentivado pela comissão técnica,
orientada pelo técnico Alex Ferguson.
A fama negativa chegou a tal ponto que os árbitros
ingleses utilizaram Cristiano como objeto de estudo, ao produzirem um
vídeo com a compilação de vários lances de simulação. O ex-árbitro e
atual comentarista da TV Globo Leonardo Gaciba conta que esse material
foi exibido durante um curso na Granja Comary ministrado para juízes do
quadro da
Fifa.
“Aqui no Brasil, um vídeo semelhante a este seria considerado
perseguição ao jogador. É uma cultura diferente”, analisa Gaciba.
O português ainda comete exageros, reclama com a arbitragem, mas melhorou sensivelmente nesse aspecto.