June 24, 2020

K-pop é o novo punk? Fã-clubes surpreendem com ativismo antirracista — e afirmam ter enganado Trump

O grupo de de k-pop BlackPink se apresenta em Seul Foto: Chung Sung-Jun / Getty Images

Gustavo Cunha e Luiza Barros

Com uma pandemia ainda fora de controle e o democrata Joe Biden à frente das pesquisas, o republicano Donald Trump precisava de uma demonstração de força. A oportunidade parecia ser um comício em Tulsa, no estado de Oklahoma — segundo a equipe do presidente americano, que busca a reeleição em novembro, 1 milhão de pessoas manifestou interesse. Só que não foi como o planejado.

Daebak: Um glossário para entender as gírias do k-pop

No último domingo, apenas 6.200 apoiadores do republicano apareceram no ginásio com capacidade para 19 mil pessoas. Inesperadas na arena política, as fotos do evento esvaziado não surpreenderam os fóruns de k-pop, música sul-coreana que ganhou o mundo com bandas como BTS e Blackpink. Pode ter sido o medo da Covid-19, mas fãs do gênero alegam que o fracasso foi orquestrado por eles, majoritariamente contrários às ideias conservadoras de Trump. Milhares teriam reservado ingressos on-line — e, claro, não apareceram.
O interesse dos k-poppers na política americana não impressiona quem acompanha o fenômeno de perto.
— Os fãs de k-pop sempre participaram de várias causas sociais — conta a professora de coreano Tássia Monteiro de Lucena. — Eles sempre fizeram doações para causas como meio ambiente, contra a homofobia e o racismo.

Ela mesma uma fã da banda Day6, Tássia conta que já ajudou a organizar, no Brasil, doações de cestas básicas para ONGs dos direitos dos animais. Praticadas há anos pelos fã-clubes ao redor do mundo, as boas ações ajudam a divulgar os nomes dos cantores favoritos, fazendo com que eles tenham um ganho em popularidade.


Não é travessura

Uma das autoras do livro “K-pop — Manual de sobrevivência”, Érica Imenes conta que na Coreia do Sul é comum que sejam feitas campanhas de arrecadação de arroz ou, no inverno, de pastilhas de carvão, para comemorar os aniversários dos ídolos.
— É comum que se façam ações importantes para quem precisa em nome do fandom (fã-clube) ou do próprio artista. É uma forma de tornar aquele ídolo conhecido por ser uma pessoa boa, e também de retribuir o carinho.
Para Imenes, é um erro acreditar que o fracasso do comício de Trump seja apenas uma travessura de adolescentes. Ela lembra que, embora o k-pop só tenha se tornado extremamente popular nos últimos anos, há mais de uma década os fãs do gênero se organizam on-line. É justamente essa experiência que explica o surpreendente sucesso de ações coordenadas no mundo virtual.


Apoiador de Donald Trump no comídio do presidente americano em Tulsa Foto: Leah Millis / REUTERS
Apoiador de Donald Trump no comídio do presidente americano em Tulsa Foto: Leah Millis / REUTERS
— Há fãs de k-pop na faixa dos 30 anos. Todo esse fandom foi forjado na internet 2.0, entendendo o que era marketing de influência e como funcionava a ação dos algoritmos em cada rede social.
Um exemplo é o de Douglas Passos, de 23 anos. Dono de uma produtora de eventos relacionados a cultura sul-coreana, ele começou a mobilizar fãs de k-pop em 2013.
— Criamos os grupos virtuais porque não tínhamos espaços físicos para socializar — relembra Passos. — A ideia era juntar as pessoas para fomentar alguns eventos. E tudo foi crescendo muito rápido: das páginas do Facebook partimos para os grupos, e dos grupos criaram-se grandes redes.
Todos os entrevistados lembram que esses grupos reúnem jovens pertencentes a minorias, e possuem fortes engajamentos com causas raciais ou LGBT. Por isso, é natural que entrem em embates contra Trump, que costuma atacar esses segmentos da sociedade.
Outro episódio recente de militância k-popper foi durante os protestos contra a morte de George Floyd. No começo de junho, a polícia de Dallas, no Texas, criou um canal para que usuários mandassem denúncias de atividades “ilegais” durante as manifestações do movimento Black Lives Matter. Eis que o canal foi inundado com vídeos de k-pop, o que fez o serviço sair do ar. No Brasil, houve mobilização semelhante quando o deputado Douglas Garcia (PSL) instigou seus apoiadores a enviarem para seu e-mail oficial dados de militantes antifascistas.

Festival on-line

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Thiago Soares lembra que esse engajamento dos fãs com pautas políticas ocorre num momento em que, por sua vez, a própria política emula o comportamento dos fã-clubes na internet, com a adoção de comportamentos mais passionais e técnicas de mobilização em redes. Soares lembra que, antes de entrar na linha de frente contra Trump, os kpoppers já haviam vencido uma batalha nos EUA: o reconhecimento das bandas pela mídia americana.
— As pautas do k-pop são o oposto da pauta conservadora. O ídolo coreano é um homem sem pelos e que dança, rompendo com um certo binarismo de gênero. Além disso, não haveria k-pop se não fosse a globalização, que se opõe ao nacionalismo dos conservadores — analisa.
Segundo a Embaixada da República da Coreia no Brasil — que seleciona, a cada ano, dez brasileiros para viver e estudar no país asiático —, a onda coreana já é surfada por cerca de 70 milhões ao redor do mundo. E esse comportamento cresce a passos largos: de 2014 pra cá, o número de fãs mais que triplicou.
Para suprir uma demanda crescente, a embaixada prepara um festival on-line inédito que acontecerá entre 20 e 24 de julho, com palestras, oficinas e concursos.
— Diminuiu a distância psicológica entre os povos. Por isso, as relações em diversas áreas como política, economia e cultura serão cada vez mais aprofundadas — ressalta o embaixador Kim Chan-woo.
De fato, a globalização dos artistas e da estética do k-pop reflete uma gradual abertura dos sul-coreanos para assuntos ainda tidos como tabu no país asiático, como questões de gênero e liberdade de expressão. E isso representa uma retomada do caráter político da própria indústria pop sul-coreana, surgida na década de 1990, quando estudantes ainda enfrentavam policiais nas ruas de Seul reivindicando mais democracia.
— Num processo contínuo, o viés político do k-pop volta a ganhar força — argumenta Krystal Urbano, que analisou o tema em sua tese de doutorado em Comunicação na UFF, em 2018. — Há uma mudança nos modos de consumo, e fãs se apropriam dessa cultura para veicular pautas identitárias.

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